top of page

Este material paradidático foi desenvolvido por acadêmicos e acadêmicas do 6º semestre do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria, durante o segundo semestre de 2017, na disciplina de Projeto Experimental em Educação, ministrada pelo professor Leandro Stevens.

Este produto é fruto do projeto “Educação em Sexualidade” que tem por objetivo desmistificar as inseguranças que cercam os adolescentes e professores sobre a temática da sexualidade na escola. Através da proposta, foi produzido um livreto educativo no formato de um Recurso Educacional Aberto (REA), formulado de acordo com as demandas, dúvidas e sugestões dos alunos do 2º ano do Colégio Politécnico da UFSM durante encontros presenciais em aulas de biologia.

O livreto foi dividido em seis capítulos, escritos pelos organizadores, conforme a carência de temáticas sobre sexualidade na escola, assim como a falta de tratamento que os livros didáticos de biologia dão aos assuntos tangentes ao tema, muitas vezes omitindo informações necessárias aos adolescentes justamente no momento em que estão passando por várias mudanças físicas e psicológicas.

O primeiro capítulo aborda a Apresentação dos Corpos Masculino e Feminino. Foi escolhido como o capítulo de entrada, pois queremos que nossos leitores e leitoras conheçam a biologia dos seus corpos, desde a parte interna dos órgãos específicos de cada sexo até a parte externa com as mudanças perceptíveis nos meninos e nas meninas. Além disso, abordamos a importância da masturbação como ferramenta de conhecimento do próprio corpo e como todo esse sistema biológico funciona no momento do sexo.

Seguindo a organização dos temas, tem-se o próximo capítulo, intitulado Orientação Sexual, no qual tratamos dos variados tipos dessa construção social, biológica e psicológica dos seres humanos, de maneira a informar nosso público sobre as diversas necessidades afetivas e sexuais demandadas pelo corpo e mente. Assim, nossos leitores e leitoras poderão identificar sua orientação, caso ainda tenham dúvidas, e se habituar com tais conceitos, muitas vezes vistos com olhares preconceituosos pela sociedade.

O terceiro capítulo traz uma gama de informações sobre Prevenção Sexual. Subdivido em infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, tem a função de alertar os jovens sobre os riscos do sexo sem proteção e dos modos de evitar a gravidez indesejada. Pode ser encarado como um guia para as principais ISTs e métodos contraceptivos na atualidade.

Sobre o Sexo é nome do quarto capítulo do livreto. Ele abarca e desconstrói o tabu ao redor do ato sexual, os pré-conceitos sobre virgindade, a importância da relação sexual consentida e algumas explicações sobre o sexo nas relações hétero, homo e bissexuais. É um dos capítulos mais relevantes, pois este tema gera muitas dúvidas nos adolescentes. Assim, pretendeu-se explorar um pouco desse momento íntimo para que nosso público tenha informações úteis e não se sinta desconfortável na hora do sexo. Com um capítulo extra, ainda contempla e critica a “fama” da indústria pornográfica na sociedade, um mercado que cada vez mais explora mulheres e crianças, dando aval ao machismo e abuso infantil.

 

No quinto capítulo, trazemos a questão do Planejamento Familiar com o objetivo de quebrar os tabus envoltos nesse assunto, no que diz respeito ao direito de mulheres e homens escolherem ou não construir uma família, além de apresentar a ideia do planejamento para aqueles que querem iniciar uma família, tanto casais de todas as orientações, quanto para família monoparental. Para ficar ainda mais completo, o capítulo aborda a inseminação artificial, fertilização in vitro, barrigas de aluguéis, adoção, um capítulo extra sobre gravidez na adolescência, entre outros temas tangentes ao planejamento de uma família.

O último capítulo, intitulado Sexualidade na Mídia, resgata produtos midiáticos que têm a sexualidade como um de seus principais eixos temáticos, seja em séries, filmes ou livros, além de recomendar outros materiais educativos sobre sexualidade. Desse modo, você pode ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema e de quebra se divertir assistindo um filme, por exemplo.

SOBRE O PROJETO

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

Gerais: produzir um Recurso Educacional Aberto (REA) no formato de um livreto sobre educação em sexualidade que posteriormente será disponibilizado abertamente para que professores e alunos de quaisquer escolas possam adaptar, modificar e aplicar o projeto com turmas da 7ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, conforme desejado.

Específicos:

  • Abrir espaço para diálogo sobre temáticas consideradas tabus (sexo, orientação sexual, ISTs, gravidez e sua prevenção, entre outras);

  • Ensinar sobre sexo (desde a orientação até a prática sexual) de forma didática e séria;

  • Estimular os (as) estudantes a propor ideias e sugerir assuntos para o produto de acordo com suas dúvidas e inseguranças acerca do tema.

O trabalho a ser desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental em Educação surge da necessidade de discutir sexualidade, uma vez que em diversos aspectos o assunto ainda é considerado, pela sociedade, como tabu. Hoje, no contexto social brasileiro, vive-se um momento delicado no qual assuntos como sexualidade, “cura gay”, entre tantos outros merecem ser debatidos com os jovens, para que fique claro que todos têm o direito de se sentir livres no seu próprio corpo. Portanto, a partir do produto desenvolvido, pretende-se desmitificar as inseguranças que cercam a temática, assim permitindo uma conscientização ampla e didática dos subtemas que tangem a sexualidade, tais como o conhecimento sobre o próprio corpo na adolescência, os métodos de prevenção, entre outros.

JUSTIFICATIVA

Por ser um REA o produto será distribuído gratuitamente, tendo seus arquivos e recursos gráficos/visuais disponíveis na aba Arquivos, a fim de que outros educadores possam adaptar e utilizar o conteúdo de acordo com suas instituições.

Suas licenças para uso são:

Atribuição (BY)

Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.

 

CompartilhaIgual (SA)

Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original.

 

NãoComercial (NC)

Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.

RECURSO EDUCACIONAL ABERTO

bottom of page